quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Trepadeira unha de gato


Bom dia pessoal tudo bem por ai hoje vim mostrar a planta que escolhemos e a nossa opção de fazer um muro verde aqui em casa.
São essas plantas da esquerda da foto ( Ficus Pumila) mais conhecida como trepadeira unha de gato e foram essas as trepadeiras que escolhemos para a nossa casa, nós escolhemos fazer um muro verde aqui em casa depois de ver muitas opções, de cores e revestimentos das quais não combinaram muito com a fachada da casa ,e como eu sempre achei os muros verdes muito bonitos resolvemos experimentar fazer aqui em casa. 

Para plantar a gente plantou a cada 90 cm 1 m de distancia em covas de uns 10 cm e bem rente ao muro pra que ela vá se agarrando e subindo, conforme ela se desenvolver o ideal é adubar bem a terra para que ela desenvolva melhor.




Para quem gosta de saber de valores essa caixa acima vem com 15 mudinhas e me custou cerca de R$ 35 reais a caixa completa, mas a mudinha acho que sai por cerca de R$ 2,50 aqui na minha cidade.

Eu vi dicas de como cuidar as trepadeiras porem não obtive resultados, nas dicas diziam para não molhar muito e que ela era uma planta bem resistente ao sol e ao inverno, mas na realidade aqui de casa foi bem diferente da descrita, eu acabei molhando elas muito pouco e elas acabaram ficando secas e ate diminuindo de tamanho, por isso agora estou molhando elas cerca de 2 vezes ao dia e elas estão melhorando muito o aspecto e revivendo novamente, na minha opinião e que eu percebi na pratica aqui em casa elas se adaptam melhor na sombra, o sol prejudica o desenvolvimento delas ,uma dica para esse tipo de planta é você ter muita paciência pois ela demora pra crescer ainda mais se o solo não estiver bom .

Mitos dizem que essa planta faz com que se prolifere muitos bichos e aranhas, mas eu não acho que seja verdade, pois em muros que não são rebocados também existem muitos bichinhos dentro dos furos dos tijolos, e além disso as aranhas também comem insetos então pode ser um beneficio caso você tenha controle, claro sempre podando e aparando os galhos e mantendo um cuidado necessário.

Essa foi plantada para o lado de dentro do muro, e passada para fora por um buraco feito no muro.


Aqui em casa nós plantamos no final de março, já fazem 6 meses que elas estão plantadas e somente as mudinhas que foram plantadas na sombra é que se desenvolveram, talvez essa seja uma boa dica pra vocês de plantarem elas na sombra, nem que você plante elas pelo lado de dentro do muro e fazendo um buraco no muro você passa as plantas pelo lado de fora .

Outro ponto importante é que em algumas estações do ano onde o tempo esta mais seco, ela resseca um pouco e pode perder um pouco o preenchimento na parede a tornando mais seca e feia porem ela volta a ficar bonita isso é um ponto a se pensar na hora de escolher a sua trepadeira.

Tem muitas outras variedades de trepadeira porem essa foi a que eu mais gostei por já ter visto pessoalmente ,eu achei bem linda e espero que cubram logo o muro aqui de casa.

Um beijo e ate a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário