sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Pedras nos rins

Bom dia pessoal hoje eu vim falar um assunto bem serio com vocês, sobre saúde dos rins, os problemas renais são bem graves e podem ate levar a morte caso não seja tratado a tempo, pode ate ocorrer transplante caso você ache um doador compatível dentro do seu tempo, para evitar isso você pode adotar alguns hábitos mais saudáveis, que no meu caso tem ajudado e muito.


No meu caso desde nova eu sempre tive cólicas bem fortes, que na verdade se misturavam com cólicas  renais, que me faziam todo mês recorrer a socorro médico, todo mês eu levava uma injeção de Bezetacil ou soro Buscopan, todo mês era sagrado eu passar por isso, no meu caso acho que é hereditário por parte do meu pai as cólicas renais e por parte de minha mãe as cólicas menstruais e toda mês eu sofria com isso.

Foram mais de 10 anos assim ,eu fiz vários exames de varias partes do meu corpo por varias vezes e não constava nada, tomei vários tipos de chás e remédios e além disso eu tinha dificuldade para engravidar ,não sei se por conta disso, mas nos exames estava tudo normal, ate que no começo do ano de 2015, em Janeiro eu menstruei e nada de cólicas eu fiquei ate assustada pois eu ate me preparava para ir ao hospital já, foi ai que eu tive socego e não tive nem hemorragias e nem cólicas.

Depois desse dia uns 5 meses depois eu comecei a viajar com meu marido, a gente vivia em cidades muito quentes e isso parece que me ajudava ainda mais em não ter cólicas, pois muitas vezes quando a gente chegava no sul e estava meio frio por muitas vezes eu tinha cólicas não muito intensas, mas eu sentia mais, muitas vezes sem estar menstruada mesmo.

No fim do ano de 2016 eu finalmente fiquei gravida, mas eu não sabia, só fiquei sabendo em abril, eu não senti dor alguma, e depois que ele nasceu eu não lembro de sentir dor alguma eu me senti muito mais disposta e acho que todos esses hormônios que estavam retidos no meu corpo passaram a se liberar e eu comecei a sentir vários tipos de sensações que eu nunca tinha sentido antes, e as dores se aliviaram mais, pois a minha gravidez foi bem tranquila.

Depois de ser mãe, no ano de 2019 resolvemos ficar em casa e construir nossa casa e como estamos fazendo nós mesmos eu comecei a sentir muito meus músculos depois de fazer bastante força e se movimentar bastante eu sentia muita sede e tomava bastante líquidos, além de ter mais vontade de comer frutas, verduras e legumes, e consumi bem menos sal, troquei caldos de galinha industrializados por uma horta com temperos frescos em casa, além de tomar chás naturais, como a camomila. Depois que eu fui mãe eu simplesmente não paro pra nada eu sempre estou a mil querendo fazer de tudo um pouco, eu senti bastante meu corpo, muito cansaço, ate que surgiram dores nas costas que na verdade não eram dores nas costas e sim nos rins.

Há duas semanas eu senti uma dor intensa, tipo de infecção urinária, mas só isso, dor nos rins ou nas costas eu não tive, era uma dor bem chata ruim ate pra sentar, isso por umas 5 horas, ate que saiu a primeira pedra dos meus rins, naturalmente , depois disso a dor cessou , mas eu sabia que tinha mais para sair, mas não fiquei cuidando muito e nos outros dois dias saíram mais duas pedras menores, bem cristalizadas essas não doeram tanto na hora de sair.

Depois desses dias nessas duas semanas depois além de agradecer a deus por não precisar passar por nenhum procedimento médico pra retirada dessas pedras, eu mudei ainda mais o meu jeito de me alimentar, pois eu fico imaginando como é ruim ter um problema crônico nos rins, precisar fazer hemodiálise 3 vezes na semana, ter a saúde debilitada, ou mesmo estar na fila esperando por um transplante.

Por isso se eu posso dar um conselho cuide da saúde do seu corpo e de seus rins que são órgãos muito importantes, se alimente melhor e pratique algum exercício, parece clichê falar isso ,mas não é, aconteceu comigo, os alimentos que eu bani ou quase bani da minha alimentação foram

- Sucos de pacote ou industrializados
- Refrigerantes
- Miojo
- Bolachas e Salgadinhos
- Caldos de galinha
- Comidas prontas
- Carnes temperadas
- Embutidos
- Entre outros

Passei a me alimentar com

- Limão
- Frutas como Laranja, maça, abacaxi, mamão, melão, vergamota, melancia
- Couve
- Repolho
- Aboboras
- Alho e cebola, salsinha e cebolinha verde
- Tomate
- Temperos como coentro, chimichurry
- Batatas, salsa, monalisa, asterix
- Folhas verdes
- Leite
- Ovos

A minha alimentação esta mais ou menos assim cada dia eu mudo um tipo de legume tanto pra salada quanto cozido, eu tento usar o menos sal possível, pra que pelo menos eu sinta o tempero mas sem nada de exagero, além de sempre comer arroz e feijão.
Muitas vezes eu ainda como alguma coisa que já não compro mais em casa, mas na casa da família quando preparam, mas em casa eu sigo regrada, muitas vezes me dou liberdade de comer um salgadinho, mas moderadamente, não como quando eu era mais nova.

Algo bem importante talvez algo que te faça bem mal e você nem percebe, você já viu quando você faz suco de pacotinho aquele pó branco que fica no fundo, então isso eu acredito que seja bem prejudicial por isso parei ate de comprar suco aqui em casa e como meu filho só toma agua eu estou acompanhando ele.

Bom pessoal essa foi meu relato de hoje , se você sofre dos mesmos problemas procure se cuidar pois 'é melhor prevenir do que remediar'. Beijos e ate a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário