segunda-feira, 27 de julho de 2020

Moulage e alta costura

Bom dia pessoal
Esse é um dos assuntos que eu mais tenho estudado e pesquisado nos meus últimos 2 anos e tenho gostado cada vez mais da profissão que escolhi, eu sempre desde cedo gostei dessa área mais criativa e que mexe muito com linhas e tecidos, pois eu também amo fazer crochê, e tenho aprendido cada dia mais a fazer arte com esses materiais, porem eu não coloco muito aqui no blog porque como eu estou aprendendo eu não saberia ensinar ao certo, mas assim que eu aprender e ter a certeza que preciso pra ensinar, eu com certeza trarei esses assuntos aqui para o blog.


Oque eu mais gostei na modelagem é que além de fazer peças sob medida, você pode criar as peças, bordar, e também fazer ou copiar seus próprios modelos como o tecido e aviamentos que você desejar por isso eu estou estudando um pouco de moulage também.

A Moulage é uma técnica Franceza que consiste em modelar a roupa no corpo ou em um manequim, pra que o caimento fique perfeito, normalmente eles moldam o modelo em um tecido de algodão cru e depois passam para um molde plano.

Para a modelagem ou moulage são necessários alguns materiais básicos no inicio depois você pode aperfeiçoar

-1 Manequim de busto: O manequim de busto serve para obter as medidas e planejar um modelo e melhor executar a peça, pois a peça pode ser colocada sobre o manequim para ser alinhavada e fazer os ajustes exatos para depois costurar a mão ou a maquina, também é usado para projetar o molde plano.


- Papel craft, ou papel manteiga: Esses dois papeis são muito usados para passar moldes porque são mais resistentes, o papel craft por ser um papel mais firme e o papel manteiga por ser mais fino muito utilizados para bordados e tecidos mais finos.

- Carretilha: A  carretilha é um instrumento muito utilizado para passar moldes tambem, como se fosse um marcador, você posiciona a peça em cima  do papel craft e depois passa a carretilha  e o papel craft fica totalmente marcado com pequenos furinhos, assim fica mais fácil antes de marcar a caneta.


- Canetas ou giz de alfaiate: A caneta é importante para marcar os moldes no papel craft antes de cortar já o giz de alfaiate são para fazer marcações diretamente no tecido, ou nos moldes de papel também.


- Tesoura: Lembrando oque eu falei no post anterior é legal você usar uma tesoura somente para o corte do papel e outra somente para o tecido.


- Alfinetes: É essencial ter muitos alfinetes para fazer a moulage, pois você precisa deles para fixar o tecido no manequim e para fazer ajustes pregas e etc...



-Réguas: No caso das réguas eu acho bem importante ter réguas retas e redondas para as cavas das blusas e calças, eu tenho 3 réguas de madeira e uma de acrílico normal, "uma de madeira que é a mais pequena e que não esta na foto ,porque sumiu, mas ela é pequena e bem curva". As outras duas eu utilizo muito para fazer palas, linhas retas, e entre outras utilidades nos moldes planos.




- Seria bom você ter uma pulseira para colocar os alfinetes enquanto trabalha no manequim, eu fiz a minha com restos de tecido, tem muitos vídeos na internet que ensinam a fazer





Bom esses são os materiais que mais estou utilizando para aprender a técnica de moulage, é uma técnica que eu estou adorando muito, pois a moulage é uma técnica bem antiga, muito usada por nossos antepassados, pois antigamente a costura era bem diferente de hoje, as roupas eram feitas todas sob medida, não se tinha uma linha de produção de roupas como as de hoje em dia, porem essa é uma técnica mais antiga, porem muito exclusiva e um pouco mais cara ,por ter uma técnica que demande mais cuidado e mais exclusividade e qualidade de cada peça. Esse foi o post de hoje pessoal um beijo e ate a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário