quarta-feira, 8 de abril de 2020

Dicas de qual tipo de piso escolher

Boa tarde galera!
Tudo bem por ai, quem esta acompanhando o andamento da nossa obra! nós já estamos na faze da cobertura que nem colocamos ainda e eu já estou fazendo um planejamento detalhado dos acabamentos da casa já que é uma parte bem cara são vários tipos de pisos que vou ter que escolher, como na área interna da casa , a escada de fora , na frente da casa e na garagem que vamos ter de colocar piso sobre piso, além dos revestimentos da cozinha e do banheiro.

Eu sou muito indecisa por isso estou escolhendo tudo com muita calma pra não errar, eu estou vendo todos os tipos de piso, por isso vou explicar um pouco aqui pra vocês oque eu aprendi sobre pisos.

                                              DIFERENÇA DE PISO BOLD E RETIFICADO

PISO BOLD
É um piso mais econômico tanto na instalação quanto no valor do piso, porem ele tem as bordas arredondadas oque faz com que na hora de instalar você precise de mais espaço nos rejuntes fica um acabamento mais aparente, já que o rejunte fica maior.


PISO RETIFICADO -É uma peça mais cara, tanto no custo tanto na instalação , mas seu acabamento fica menos perceptível e mais bonito, normalmente são peças de porcelanato, suas bordas são retas oque garante que uma peça possa ficar mais perto da outra diminuindo o tamanho dos rejuntes.



DIFERENÇA DE REJUNTES

FOTO;google

Agora vamos falar um pouco sobre a superfície dos pisos, se é com brilho, fosco, polido, para áreas externas, áreas internas, como eu não entendo muito vou descrever um pouco sobre oque eu acho mais importante a gente notar na hora de escolher.


Vamos falar sobre as cerâmicas primeiro, já que é mais econômico, mais usado. A cerâmica normalmente é usada tanto em piso como em revestimentos.

A cerâmica é classificada PEI mede a resistência do material quanto ao trafego de pessoas, pela movimentação de objetos e contato com a sujeira.

PEI 1 pisos de resistência baixa usados em banheiros e quartos, lugares onde costumamos a andar descalços ou com chinelos de sola macia.

PEI 2 piso de cerâmica de resistência media que pode ser usado em todos os cômodos de um projeto residencial, menos em cozinhas entradas e escadas.

PEI 3 piso de cerâmica com resistência media/alta que pode ser usado em qualquer ambiente.

PEI 4 piso cerâmico de resistência alta recomendado para áreas de alto trafego de pessoas e locais abertos ao publico.

PEI 5 piso cerâmico de resistência muito alta para uso em locais aberto ao publico e locais de alto trafego.










Fotos retiradas do Pinterest.


A cerâmica para piso é produzida com argila e é um material multiuso ,que pode ser usado em pisos em revestimentos, existem muitos modelos e acabamentos de piso cerâmico ,que pode ser natural ou acetinado pode ser estampado ou pode ainda imitar outros materiais como a madeira pedra e ate de tecidos.

PORCELANATOS

Sobre os pisos de porcelanato eu não entendo muito, alias só vi em lojas, não sei muito a experiência quanto a limpeza e conservação, sei que são materiais mais nobres, mais duraveis e mais caros.

O porcelanato é feito do mesmo material da cerâmica porem com mais alguns aditivos e em um processo mais complexo, e a queima utilizada chega a 1200 °, quanto maior a queima ,maior é a resistência do piso.

O porcelanato é um piso liso, homogêneo e mais denso.

Porcelanato acetinado e polido, natural e porcelanato liquido, qual a diferença?

Porcelanato acetinado - tipo de superfície de porcelanato bem lisa, fosca e sedosa muito usado em ambientes internos e externos com cobertura ,como varanda, revestimento de churrasqueiras e de paredes, recomendado para cozinhas e banheiros, por serem áreas molhadas e mais lisas.


Porcelanato polido- é uma peça com mais brilho, um brilho intenso feito para cômodos internos piso e paredes, já que é um piso mais liso.



Porcelanato natural- é o tipo de porcelanato de superfície polida e sem brilho, usado em áreas externas e internas, usado em comércios.

foto decorevoce.com


O porcelanato liquido me surpreendeu, eu não conhecia é um tipo de liquido de porcelana que é colocado sobre o piso que já exista ou em cima do contra piso, fica um piso liso e continuo sem emendas de rejuntes e pode ser feito em 3d, que são desenhos.


Não achei nomes para colocar o credito nas fotos.

A resistência de PEIs do porcelanato é a mesma da cerâmica.


Aqui em casa, no começo quando eu não tinha pesquisado muito eu queria colocar porcelanato polido e de tom claro em toda a casa, mas agora pensando um pouco eu resolvi mudar totalmente as minhas escolhas já que pensei bem que temos um filho pequeno e que  ele pode resvalar e se machucar, e que um dia nos vamos ser idosos e não é ideal ter um piso liso em casa.

Na primeiro piso, nos quartos e no corredor vamos colocar um piso de cerâmica em tom mais amadeirado, achamos que fica mais aconchegante.

Esta é a referência de piso que queremos colocar nos quartos e no corredor do 2° piso.

A cozinha e a sala de jantar nos vamos fazer de um porcelanato acetinado em tom claro, pra ver melhor os pontos de sujeira, já que é uma área mais propensa a sujeira de gordura.

Esse é o tipo de piso de referência que queremos usar na cozinha, um porcelanato acetinado e retificado com o rejunte de cor bem próxima ao piso.


No segundo piso na sala vamos fazer um piso amadeirado, de porcelanato, já que vai ter mais trafego do que nos quartos. O 2° piso vamos fazer todo de porcelanato, já que é um piso mais resistente e se for cuidado adequadamente dura para o resto da vida, isso na sala na cozinha e a sala de jantar.

Esse é o piso de referencia do porcelanato que queremos, como não achei fotos coloquei esse piso vinílico que é mais ou menos a mesma cor


escada frontal que eu mostrei como fizemos aqui no blog vamos revestir de alguma pedra, que seja resistente a chuva sol .

Na minha opinião tire um tempo pra ir em varias lojas, escolha as melhores opções de cada uma, tire uma foto dos pisos que você mais gostou pra consultar depois, e faça os orçamentos e pense bem antes de ir as compras, escolha um rejunte que você mais gosta , um clarinho, ou um escuro de acordo com o piso que você vai escolher, saiba escolher a argamassa correta para o tipo de piso que você vai assentar, o AC I -é usado em pisos internos e que não tenham umidade, o AC II -é usado em áreas internas e externas e tem grande capacidade de absorção de umidade, temperatura e ações do vento, Já o AC  III essa é a mais aderente entre as 3, é indicada para assentar placas grandes em fachadas e para piscinas, e usada também para assentamento de placas maiores de 60 x 60.
Escolha sempre com calma, e não vá sempre pelo mais barato, e nem pelo mais caro, escolha sempre peças de qualidade e de preferencia mais duráveis, assim te garante mais economia pra que você não precise fazer manutenção ou tendo que contratar um profissional para fazer a troca do piso e tendo que gastar com outro piso também.

Bom pessoal essa são minha indicações de hoje, boa sorte pra vocês, beijos e ate a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário