sábado, 21 de março de 2020

Pandemia do Corona Virus_ Oque devemos fazer

Boa tarde pessoal, hoje eu resolvi escrever um pouco algumas reflexões desse novo vírus que esta circulando pelo mundo causando varias mortes, e eu como mãe e dona de casa estou colaborando em respeito as pessoas do grupo de maior risco ficando em casa pra não acabar sendo um agente de transmissão do vírus, já que as pessoas mais jovens e saudáveis são os principais transmissores.

Há uma semana atrás tinham 3 pessoas no Brasil suspeitas do vírus hoje dia 19/03/2020 já são 545 casos confirmados e 7 mortes em todo o brasil e em alguns casos confirmados não se sabe de quem as pessoas contraíram o vírus, algo ainda mais preocupante é ver que algumas pessoas não estão dando a mínima, e saem para a praia e para as ruas sem preocupação nenhuma, como mostrado em uma reportagem no estado de Santa Catarina, aqui na minha cidade a reportagem local mostrou pessoas andando em grupo nas ruas, passeando com cachorro, famílias inteiras no mercado, idoso pelas ruas a noite, é lamentável oque as pessoas so entendam o risco depois que morre um parente seu ou um vizinho, devemos confiar em deus sim, mas fazermos nossa parte também.


Por isso o apelo de todos é pra que se você puder fique em casa, ainda mais se você tiver em um dos grupos de risco, como gestantes, idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, problemas nos rins, e problemas cardiovasculares.

Não comprimente as pessoas com aperto de mão, com beijinhos no rosto, e por enquanto não visite seus parentes nos grupos de risco.

Se precisar saia de casa somente para fins de necessidade, como ir a supermercados, farmácias e em consultas medicas urgentes. Ajude comprando de pequenos comerciantes pois com essa crise eles são os mais afetados, as grandes empresas se reerguem mais facilmente.

Lave suas mãos sempre que chegar em casa e  ao sair, tento ao máximo não encostar em nada se você precisar sair de casa, se for o caso leve junto álcool em gel, mas caso não tenha agua e sabão já é suficiente ao lavar as mãos.




Se você estiver com suspeitas de estar com o vírus não vá ate uma unidade de saúde e sim ligue para algum telefone de emergência da sua cidade que eles vem na sua casa para realizar os exames, assim você evita de no caminho passar o vírus para outras pessoas.

Ao chegar em casa lave bem as mãos tome banho e coloque suas roupas pra lavar.

Não é hora de fazer estoque de produtos em casa por isso não precisa sair comprando loucamente e fazendo estoque, pois mais pessoas precisam , lembrando que a produção e transporte de produtos essenciais não sera afetado.




Auxilie os idosos em situações externas como ir no mercado na farmácia, padaria.

Se você precisar ir ao mercado não se esqueça de higienizar suas compra a hora que chegar em casa, frutas e verduras devem ser higienizadas com agua sanitária, e lavadas depois, lembre se de descartar as sacolas.

Dispense seus funcionários, pois eles também podem ficar doentes, e também tem uma família zelar

Não replique noticias falsas em meios de circulação duvidosos, nessa época existem muitas fake News então não se deixe enganar por noticias de cunho duvidoso.

Denuncie, se você sabe que alguém da sua cidade chegou de algum lugar de risco e não esta em quarentena, denuncie. Aqui na minha cidade antes desse vírus uma mascara custava R$ 2,50 e agora custava R$ 25 reais, além de denunciar ao procon eu não voltarei a comprar nessa farmácia, pessoas assim não deveriam ter comercio, se você ve uma situação dessa, denuncie também.

Bom pessoal todo ano que se inicia nunca saberemos oque vem pela frente, e nesse ano uma surpresa, e uma surpresa nada boa,

Nenhum comentário:

Postar um comentário