quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Tire uns minutinhos para meditar

Meditar é a solução ideal para quem vive com o estresse de precisar fazer varias coisas de uma só vez - limpa a mente ajuda a diminuir a pressão sanguínea e ainda tem chances de reduzir os sintomas da síndrome do intestino irritável ,severamente entre tantos outros benefícios para a saúde. Mas como arranjar tempo para pratica-la?
Você não precisa transformar seu quarto em um templo zen adornado por cristais para desfrutar dos benefícios. É possível focar a mente no presente a qualquer momento ,só aprimorando oque se vê , escuta, cheira ou sente , mesmo nos momentos mais corriqueiros.
As 12 dicas rápidas a seguir te darão um alivio na correria cotidiana.


1- Quando o alarme toca
Troque o bipe desagradável do seu despertador por uma musica relaxante ou um som aprazível ,como o barulho do vento .Quando acordar permaneça na cama por mais 2 minutos e escute os sons a sua volta ( como passarinhos cantando na janela ). A textura dos lençóis na cama sob o corpo e o cheiro do café fresco - o aroma da bebida ajuda a despertar.


2- Enquanto se veste
Ao abrir uma gaveta ou puxar um cabide do armário ,preste atenção aos seus movimentos , ao cheiro das roupas recém lavadas (ou talvez não) e á sensação do material contra a sua pele .Você ganha um momento de contemplação e diminui o estresse da correria pela manhã.



3-Ao se maquiar
Pense sobre cada pincelada de blush , cada camada de mascara para cílios ou aplicação de um batom como uma atividade única ,e não como um conjunto do processo .Quebrar sua rotina de beleza dessa maneira pode ajudar a deixar seu cérebro focado antes que ele seja inundado com um dia inteiro de prazos do trabalho e vídeos de gatinhos engraçados.


4-Quando te elogiam
Em vez de usar a autodepreciação como resposta ,absorva as boas vibrações .Receber elogios pode ajudar o cérebro a lembrar e repetir novas habilidades ,segundo pesquisadores japoneses.



5-Tomando café
Sinta o calor da caneca em suas mãos, inspire o aroma forte e saboreie cada gole reconfortante a medida que vai dos lábios a boca ,da garganta a barriga. Outra vantagem :apreciadores de café conscientes estão mais propensos a parar de colocar açúcar na xicara, segundo pesquisadores da university of Minnesota (EUA).



6-Em espera
Se avisarem que você tem aguardar 10 minutos em uma ligação de atendimento ao cliente não gaste seu tempo planejando dizer "quero meu dinheiro de volta" pratique a respiração quadrada: respire e conte ate quatro ,segure pelo mesmo tempo e então expire por mais 4 segundos e em seguida, repita o processo.



7- Quando você diz obrigada
Entenda que você esta experimentando gratidão ,oque é algo muito incrível e as vezes ignoramos ao expressar essas palavras. Solte um suspiro (um gatilho para te ajudar a desacelerar ), faça contato visual com a pessoa com quem esta falando e explique exatamente do que e porque você é grato  ( por exemplo: "Eu realmente aprecio que você me trouxe o jantar na noite passada, isso me fez sentir amada depois de uma semana ruim de trabalho.



8- No carro
É vital estar focada e consciente atrás do volante .No brasil a falta de atenção é a principal causa de acidentes fatais no transito ,segundo registros da rodovias federais . Então porque não sintonizar ainda mais o momento presente? Desligue a musica e respire profundamente ao perceber os sons rítmicos frequentes que o carro faz e a vibração do motor do veiculo enquanto você se locomove na estrada.


9- Na corrida
Foque nos músculos e no seu movimento .Exercícios conscientes podem coloca-la no estado mental que desperta seu desempenho máximo , de acordo com um estudo publicado no internacional The journal of positive psychology.




10- Enquanto cozinha
Ao manipular ou fatiar um alimento , observe o ritmo da colher ou da faca. Inale os aromas do prato que você esta preparando. Segundo o centro de atendimento e estudos psicológicos ( CAEP ) ,cozinhar libera informações sensoriais muito ricas e desenvolve habilidades.



11- Na primeira mordida
Concentre se na experiência completa do primeiro pedaço ( assim como o ratinho Remy da animação Ratatouille fazia ). Observe como sua comida cheira , a textura na boca, e, claro, o sabor.
Bônus : A alimentação consciente tem sido associada a perda de peso , de acordo com pesquisadores norte americanos.



12- Na hora de dormir
Mentalmente , escaneie seu corpo dos dedos dos pés ao couro cabeludo, observando todas as sensações .Se pensamentos perturbadores se infiltrarem , volte a focar no corpo. Isso limpa a desordem na sua mente e relaxa fisicamente ,então fica mais fácil adormecer.


Essa coluna foi tirada da revista  WOMEN'S HEALTH/ edição de novembro de 2018.

Achei interessante trazer esse assunto aqui no blog, já que a vida de quase todo mundo anda bem corrida, e as pessoas estão cada vez mais estressadas. Espero que gostem, um beijo e ate a próxima.
he he


Nenhum comentário:

Postar um comentário